No início do ano fazemos muitas promessas e uma delas é iniciar um programa de exercício físico. Mas ao final dos 12 meses, muitas vezes, a meta não é alcançada. A maioria não iniciou o programa de exercícios, ou começou, mas parou após alguns poucos meses de atividade.

Encontrar essa resposta pode não ser tão simples. É preciso entender que existem algumas etapas no processo de adesão, que ajudarão (e muito!) a chegar ao final do ano com o objetivo realizado.

Então vamos as etapas:

ETAPA 1) Conhecer os benefícios

Tomar consciência dos benefícios, saber o “poder” que aquela atividade terá em sua vida. Entender que o exercício trará benefícios a curto, médio e longo prazo, tais como: controle do peso corporal, redução das doenças crônico degenerativas (hipertensão arterial, diabetes); melhora nas dores articulares ( joelhos, coluna vertebral; melhora na saúde psicofisiológica (redução na ansiedade, depressão, aumento da auto-estima), entre outros.

ETAPA 2) Planejamento

Planejar o dia e horário que irá praticar o exercício físico é primordial. Reserve este momento em sua agenda! Uma sugestão é não colocar esse compromisso como algo sem importância, e sim como uma atividade que possibilitará você de executar as suas outras tarefas de maneira mais eficiente e feliz.

ETAPA 3) Ação

No início, muitas vezes, a prática ainda é esporádica. Nessa etapa aparecem algumas incertezas, pois os resultados ainda não são tão perceptíveis. E esse é um dos maiores erros, querer somente o resultado “final” (ex: perder 10 quilos). Para que os benefícios possam ser alcançados, é preciso insistir. Não esqueça que são etapas e você está no meio de um processo para chegar a adesão, e consequentemente, ao seu objetivo. Persista!!!

ETAPA 4) Manutenção

Com sua persistência, você chegará aos seis meses de efetivo exercício físico. Aí sim você entrou na etapa da manutenção e começará a perceber a sensação de satisfação originada pelos ganhos no bem estar físico e psicológico. A partir deste momento, você compreenderá aquelas pessoas que dizem não conseguir ficar dias sem a prática do exercício físico.

ETAPA 5) Adesão

Depois de passar pelas quatro etapas anteriores, o praticante pode considerar que aderiu ao exercício físico, ou seja, a prática está inserida em seu cotidiano. Daí em diante, é só desfrutar dos benefícios que está rotina lhe trará.

Ao final da leitura destas cinco etapas, conseguimos achar a resposta de “Por que não consigo ficar 6 meses na academia?” Simples, porque existe um processo que precisa ser respeitado e cumprido. Pular etapas não fará com que você chegue a efetiva prática do exercício físico.

Faça um teste. Siga as etapas, persista, que com certeza essa pergunta não caberá mais a você!!!

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No início do ano fazemos muitas promessas e uma delas é iniciar um programa de exercício físico. Mas ao final dos 12 meses, muitas vezes, a meta não é alcançada. A maioria não iniciou o programa de exercícios, ou começou, mas parou após alguns poucos meses de atividade. Encontrar essa...