02 - SETEMBRO | Pacote de academia

 

A grande maioria das academias oferece os famosos Pacotes, que nada mais são do que um combo no qual o aluno adquiriu um plano e tem diversas modalidades para utilizar.

No texto de hoje vamos nos preocupar em como utilizar esse produto a seu favor. Ao final do texto você compreenderá que talvez não alcance o resultado almejado por utilizar de forma errada esse combo de modalidades.

 

A PRIMEIRA E MAIS IMPORTANTE DAS DICAS:

 

MENOS É MAIS

A eficiência de um exercício não está na quantidade de horas realizadas, muito pelo contrário. Exercícios de volume menor (tempo) e maior intensidade, são comprovadamente mais eficientes.

Ao adquirir um pacote muitas vezes ocorre o contrário e você realiza uma sequência de modalidades no mesmo período. Ou seja, sai da musculação e vai para o spinning; acaba a aula de spinning, faz pilates e, antes de ir embora, ainda faz um pedaço da aula de boxe. Nesse caso, você se afasta do seu objetivo e se aproxima de uma lesão por excesso de treinamento.

Essa maratona de exercícios no mesmo dia pode ser ainda mais prejudicial se não estiver alimentado ou não se alimentar entre as aulas, pois você ficará sem combustível e seu corpo buscará energia de alguma maneira:, utilização de proteína que causará uma diminuição da massa muscular = FLACIDEZ.

E com certeza ao adquirir o plano, a flacidez não estava em seus objetivos!

Mas a ideia do texto não é somente criticar os pacotes, mas pensarmos em equilibrar as modalidades e distribuí-las ao longo dos dias e das semanas. Na realidade o pacote tem uma função ESPETACULAR que é não deixar você ficar na rotina ou cair na monotonia de uma mesma modalidade. Isso se encaixa perfeitamente para quem prefere novidades e mudanças constantes.

Mas como equilibrar as modalidades?

Colocar atividades que trabalhem força, aeróbico e flexibilidade ao longo da semana será o ideal para todos.

Vamos aqui a um exemplo:

 

Segunda-feira: Veio de um período de descanso no final de semana, então pode ser interessante a escolha de duas modalidades:

Atividade de força – (musculação ou  ginástica localizada ou TRX, entre outras –  treino curto de aproximadamente 30 minutos)

+

Atividade aeróbica (zumba, bike, corrida, boxe, entre outras) –

 

Terça –feira

Atividade de força (desde que com o parcelamento dos movimentos diferentes do dia anterior, ou seja, se fez membros superiores em um dia, faça inferiores no outro)

+

Atividade aeróbia:  HIIT (pensar em uma atividade de tempo reduzido, mas com intensidade alta), aulas mais curtas de 20 minutos, ou sprints na bike ou tiros de corrida.

 

Quarta-feira

Flexibilidade – atividades como aula de alongamento, pilates, entre outras.

Boa oportunidade para colocar a flexibilidade em dia, treinar movimentos e capacidades coordenativas diferentes e descansar das atividades aeróbicas e de força.

 

Quinta –feira

Pensar em algo similar a segunda –feira.

Atividade de força

+

Atividade aeróbica (Preferir uma atividade estilo HIIT – baixo volume e alta intensidade)

 

Sexta-feira

Atividade de força – (pensar no parcelamento muscular diferente ao dia anterior)

Atividade aeróbica – Caso descanse no final de semana, coloque na sexta. Se preferir pode optar por não fazer na sexta-feira e trabalhar outra atividade mais longa no final de semana.

+

Atividade de flexibilidade (para iniciar o final de semana relaxado, colocar modalidades como alongamento, pilates, yoga, entre outras)

 

Essa programação é apenas uma sugestão de equilíbrio, lembre-se que o seu objetivo é que direcionará o melhor para você. E independentemente do objetivo, o melhor para você não será ficar horas na academia.

Ao contratar um pacote, não está escrito no contrato que precisa realizar todas as modalidades no mesmo dia. Consulte um profissional de educação física para montar o mais eficiente e seguro programa de treinamento.

 

Desfrute das opções da sua academia com sabedoria e Bom treino!!!!!

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  A grande maioria das academias oferece os famosos Pacotes, que nada mais são do que um combo no qual o aluno adquiriu um plano e tem diversas modalidades para utilizar. No texto de hoje vamos nos preocupar em como utilizar esse produto a seu favor. Ao final do texto...