Vamos iniciar esse texto com algumas questões para você refletir sobre a sua condição atual de saúde:

Então vamos às perguntas:

Para você o que é saúde? (Antes de avançar na leitura, dedique alguns segundos para refletir sobre o conceito). Assinale na escala de importância abaixo, em que lugar está a sua saúde? (Atenção que é como você está e não como você gostaria estar).

01

Se pedissem para você colocar uma nota na sua saúde de 1 a 10, qual o valor que você se daria? (Pense com sinceridade, não se engane).

02

Guarde as suas respostas, se possível escreva em algum lugar. Daqui a pouco utilizaremos suas respostas.

Talvez ao responder essas perguntas você possa ter percebido como nunca parou para pensar no conceito de saúde, e o pior, como esse está aplicado à sua vida.

Continue a leitura esse post que você entenderá o conceito de saúde e poderá avaliar se respondeu certo às perguntas do início do texto.

Se você pensou que está tudo bem com a sua saúde somente pela ausência de doenças (não fico gripado, nunca falto ao serviço, nunca fiquei internado), você está com um conceito antigo sobre o que é ter saúde, com um atraso de mais ou menos cem anos, pois essa ideia era aplicada no início do século XX, onde não estar com doença era o indicativo de saúde.

Com o passar dos anos, foi mudado o conceito do que é ter saúde, e em 1940, a Organização Mundial de Saúde apresentou um conceito mais amplo.

‘’Saúde não é somente a ausência de doenças, e sim, um estado de completo

bem –estar, físico, mental, social e espiritual ’’.

Entendia-se que as ações de saúde não deveriam ser somente para auxiliar os doentes que já apresentassem alguns sintomas, e sim que providências

fossem tomadas antes do aparecimento dos indicativos da doença.

Com o passar dos anos, o conceito de saúde ganhou ainda mais abrangência, e agora no século XXI, tornou-se global.

A pessoa deve estar livre de doenças, gozando de bem –estar, social e espiritual e com a capacidade de produzir e exercer as suas atividades diárias.

Com esse conceito mais amplo, ter saúde é terminar a maioria de seus dias bem, sem dores, produzir as atividades ocupacionais ou de lazer de maneira prazerosa, desfrutar de momentos agradáveis na maior parte do seu dia, ter uma noite de sono com qualidade, ter ânimo para desenvolver outras atividades além das obrigações do dia – a – dia.

Nesse momento você deve estar pensando de maneira irônica, só isso……

É, infelizmente a geração do século XXI está preferindo o conceito do início do século XX, de achar que saúde é estar livre de doenças. E nem isso estamos conseguindo, pois convivemos com várias epidemias, que incapacitam os trabalhadores, diminuem a qualidade de vida dos idosos e condenam nossas crianças a um futuro sem SAÚDE.

Você deve estar pensando nessas epidemias “modernas” Zika vírus, dengue, entre outras, porém a maior delas é o SEDENTARISMO.

A falta de atividade física junto com outros hábitos nocivos a saúde, como má alimentação, estresse, falta de sono, drogas (lícitas e ilícitas), geram as

doenças que mais incapacitam ( hipertensão, infarto, câncer, depressão) e levam a óbito.

Em nosso país aproximadamente 67 milhões de habitantes não praticam o mínimo de atividade física. Para saber mais sobre esses números e entender os motivos pelos quais as pessoas se ausentam da prática, acesse o nosso post: Diagnóstico Nacional do Esporte: Atividade Física X Sedentarismo.

Estamos quase finalizando nosso texto, e chegou o momento de lembrar as notas atribuídas às perguntas feitas no início desse texto.

Você realmente respondeu com sinceridade e coerência? Faça uma reavaliação!

Lembre-se que a ideia é você refletir sobre o seu estado atual de saúde, e perceber se precisa modificar algo em seu cotidiano, em sua vida.

Assinale na escala de importância abaixo, em que lugar está a sua saúde? (Atenção que é como você está e não como você gostaria estar).

01

Se pedissem para você colocar uma nota na sua saúde de 1 a 10, qual o valor que você se daria? (Pense com sinceridade, não se engane).

02

E agora, você precisa realizar algumas modificações em sua vida?

A ideia desse post, foi mostrar que saúde tem um conceito muito mais amplo do que muitas vezes aplicamos em nossas vidas.

Acreditamos que, ao saber sobre a magnitude de uma vida saudável, você possa começar a ter ações efetivas contra os inimigos de sua saúde, principalmente a falta de atividade física e má alimentação.

Nós, do Conexão Saúde acreditamos que podemos contribuir para que essas modificações aconteçam. Nosso blog carrega a palavra saúde não por acaso, mas porque nossa proposta é auxiliar as pessoas a mudarem seus hábitos, por meio de informação e indicar um caminho mais fácil para uma vida plena.

Siga nosso blog e nossas redes sociais, pois queremos que no próximo cinco de agosto você comemore o Dia Nacional da Saúde desfrutando de muita SAÚDE.

 

http://conexaosaude.blog.br/wp-content/uploads/2016/08/dia-da-saude.jpghttp://conexaosaude.blog.br/wp-content/uploads/2016/08/dia-da-saude-300x300.jpgadminMotivaçãoSaúdeSaúde & Qualidade de Vida
Vamos iniciar esse texto com algumas questões para você refletir sobre a sua condição atual de saúde: Então vamos às perguntas: Para você o que é saúde? (Antes de avançar na leitura, dedique alguns segundos para refletir sobre o conceito). Assinale na escala de importância abaixo, em que lugar está a sua saúde? (Atenção que...